terça-feira, 6 de julho de 2010

São Tomé e Príncipe - 5º dia

8 Junho 2010

Roça Agostinho Neto

Partimos da cidade de São Tomé num jipe que alugámos com motorista, o Leopoldino, para explorar um pouco a zona norte da ilha.
Visitámos algumas roças e o litoral oeste onde conhecemos a Roça Agostinho Neto, a praia das conchas, a lagoa azul, a cidade de Neves, a Roça Ponta Figo, a Roça Diogo Vaz, Sta. Catarina, a Roça Monte Café e a Cascata de S. Nicolau.

Hospital da Roça Agostinho Neto

A Roça Agostinho Neto foi a maior e mais bem cuidada das que visitámos. O complexo inclui um hospital próprio, agora jogado ao abandono, e que já foi o segundo maior do país. As divisões que outrora serviam de gabinetes médicos são agora ocupadas por famílias.

Meninos na Roça Agostinho Neto

Praia das Conchas

A praia das conchas, uma das mais referenciadas praias de S. Tomé, serve aqui de repasto. Pudemos ainda observar um placard a anunciar a construção de um empreendimento turístico justamente sobranceiro a esta praia.

Lagoa Azul

Cidade de Neves


Durante o dia não pudemos deixar de reparar que, por todo o lado se lavava roupa e se a estendia ao sol sobre qualquer arbusto, rocha ou mesmo sobre o chão empoeirado. Ao passarmos nesta ribeira pudemos observar o dia de lavar roupa em larga escala.

Roça Ponta Figo

Roça Diogo Vaz



Peixe a secar ao sol

Restaurante Santola, em Neves

Vínhamos com indicação que a santola em Neves era uma paragem obrigatória e fomos lá almoçar. Quando o Leopoldino pára o jipe, olho em volta e me vejo entre barracas no meio do nada, nem queria acreditar. Encaminha-nos para aquilo que a seu ver é um restaurante de referência e que eu nem sei bem como pôr em palavras.
Soube mais tarde que há quem se recuse a aqui entrar quando chega.
Confesso que não fiquei entusiasmada com a perspectiva de comer naquele lugar mas lá fomos nós cheios de coragem e espírito aventureiro, que gostamos de acreditar ter em abundância.

Restaurante Santola, em Neves

Curiosamente havia lavatórios espalhados pelo restaurante, claro que lavei as mãos antes, mais do que uma vez durante e depois do almoço, não vá o diabo tecê-las.

Mal nos sentamos, chega a empregada que pergunta quantos quilos de santola pretendíamos, o que nos deixou a olhar uns para os outros. "Sei lá quantos quilos" pensamos todos. Lá vieram 3 santolas para nós os 3 e pagámos menos de 11€. Era boa, fresca e acompanhada da cerveja nacional “Rosema”, esta não tão fresca como seria de desejar e acompanhada de algumas moscas mas valeu a pena.

Roça Monte Café

Meninos na Roça Monte Café

Cascata de São Nicolau

Café & Companhia

De volta à cidade de S. Tomé decidimos dar uma volta e encontrámos este "Café & Companhia". Um perfeito oásis.

Café & Companhia

Café & Companhia

Navio encalhado à frente do Restaurante "O Pirata"

Terminámos este longo dia no restaurante "O Pirata", na minha opinião o melhor de todos a que fomos. O espaço, o serviço, a comida, o ambiente, tudo nota máxima.

2 comentários:

  1. Só posso agradecer pela descrição...assim quando lá for já estou preparada para as "santolas" ;) as fotografias estão excelentes!

    ResponderEliminar
  2. O problema é precisamente a expectativa com que uma pessoa vai. Dizem-nos que a Santola em Neves é do melhor e quando vejo aquilo cai-me o queixo!!! Claro que se uma pessoa já sabe ao que vai até aprecia a coisa de outra forma.

    ResponderEliminar