sábado, 6 de novembro de 2010

Hungria - Budapeste - 2º dia

2.10.2010

Iniciámos o dia como normalmente fazemos no primeiro dia em que exploramos uma cidade nova: a pé. O nosso hotel era em Peste e por aí começámos.

Sinagoga

Visitámos a sinagoga, de seguida fomos conhecer o Museu Nacional Húngaro (Magyar Nemzeti Múseum) com uma excelente exposição sobre a I e II Guerras Mundiais e passámos pelo mercado central (Nagy vásárcsarnok) onde fizemos umas compras e fomos surpreendidos por uma vendedora a interagir connosco num português básico. E esta hem?


Museu Nacional Húngaro


Mercado Central


Mercado Central


Seguimos pela Váci, rua de grande movimento e onde os restaurantes abundam. Apesar do frio de rachar - para mim era o correspondente ao frio de Janeiro - nenhum dispensava a bela da esplanada, que, espante-se!, estavam repletas de gente. E quem somos nós para contrariar? Lá nos sentámos numa esplanada para almoçar. Brrrr!




Pedi umas pernas de frango e apareceu-me isto que aqui se vê. Como certamente todos saberão, uma pessoa ou é apreciadora de perna ou de peito. Não há nada a fazer. Felizmente faço parelha com um amante de peito enquanto eu sou a louca pelas pernas. Olhem só a nossa sorte! Ora, o nosso empregado parecia desconhecer este conceito pois quando vejo um prato que definitivamente não trazia qualquer tipo de perna, pergunto-lhe onde paravam as ditas, ao que ele responde, que tinham acabado, mas como o peito é bem melhor que a perna não achou importante consultar-me sobre a alteração ao meu menu. Ora toma que é para eu aprender a não ser esquisita.

Castelo Palácio Real

Daqui partimos para Buda, atravessámos o Danúbio, subimos o funicular até ao palácio real e passámos no "Halászbástya".

Funicular


Halászbástya


Parlamento Húngaro

Terminámos a tarde a comer o famoso apfel strudel no café Ruszwurm, simplesmente de babar.




Fomos descendo a encosta de novo até ao rio, passámos na Ilha Margarida e voltámos para Peste. Espreitámos por fora o lindo parlamento húngaro e metemo-nos no metro de volta para a nossa zona onde se encontra também a estação de comboios "Keleti pályaudvar". Aqui comprámos dois bilhetes para Bratislava onde planeávamos ir no dia seguinte.

2 comentários: