segunda-feira, 11 de julho de 2011

Açores - S. Miguel - 4º e último dia


12.3.2011
 
No último dia aproveitámos para conhecer melhor a cidade de Ponta Delgada.

Enquanto visitávamos uma loja de antiguidades mesmo no centro da cidade começo a ouvir ao longe um murmúrio em forma de canto. Saio da loja para ver o que se passa e apercebo-me da aproximação de umas boas dezenas de homens e rapazes na direcção da igreja Matriz de Ponta Delgada. Eram os Romeiros de S. Miguel.


Assim que termina o Carnaval dá-se início à quaresma na quarta-feira de cinzas. Desde esse dia e durante as 5 semanas seguintes até ao domingo de ramos vêm-se pelas várias estradas da ilha os chamados Romeiros de S. Miguel. São grupos de homens (apenas homens) que percorrem a ilha a caminhar e a rezar em voz alta.

Durante uma semana estes Romeiros levam consigo uma mochila apenas com o essencial, um xaile pelas costas, um lenço e um bordão feito em pinho à medida de cada um, todos carregados de simbolismo religioso.

O "procurador das almas" é o último do cortejo e recebe os pedidos de quem passa por eles na estrada, no meio vai o "contramestre" e o "lembrador das almas" e à frente a marcar o ritmo vão os guias.

Sem comentários:

Enviar um comentário