quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cuba - 5º dia - Viñales - Pinar del Rio

29.7.2011



Cumpridas as obrigações, dedicámos os últimos dias que nos restavam a passear pela ilha de Cuba. Neste dia optámos por visitar a província de Pinar del Rio.
O ideal teria sido conseguir alugar um carro e ir por nossa conta, como sempre gostamos de fazer, mas, infelizmente, Cuba está transformada numa gigantesca armadilha para turistas. Muito diferente do que nos recordávamos ser quando cá estivemos em 2006.
Explicando um pouco melhor, e no que se refere a esta questão dos carros, como tentam rentabiliza-los ao máximo permitem apenas o aluguer pela duração mínima de 1 semana, o que não se adequava de maneira nenhuma às nossas necessidades.
Acabámos por ir numa excursão, com tudo o que de bom e de mau tal implica.
De bom, conseguimos obter muito mais informação sobre o que estamos a visitar, sentimo-nos mais seguros e tudo se desenrola com maior despreocupação.
De mau, o costume, a paragem em todas as capelinhas de vendas ambulantes de artesanato, visitas a alguns locais sem qualquer interesse, só para encher, e um almoço em grupo, de parca qualidade, supostamente incluído mas onde nos são cobradas as bebidas à parte sem que de tal nos informem previamente. O verdadeiro sugar do turista até ao tutano.


Visitámos uma fábrica de tabaco onde não nos deixaram tirar fotos, o que até se compreende visto que tudo é, essencialmente, feito à mão. Também não gostaria de estar a trabalhar numa fábrica com turistas a disparar flashs na minha cara pelo dia a fora. 
O trabalho é todo ele manual mas também todo ele altamente especializado. Para poder trabalhar numa fábrica destas é necessário passar por uma formação com duração de 8 meses.
O verdadeiro charuto cubano é sempre enrolado à mão e por mãos altamente especializadas e treinadas. É impressionante ver a rapidez e perfeição com que um charuto é enrolado.

Vale de Viñales

O vale de Viñales foi classificado em 1999 como património mundial da UNESCO. É caracterizado por estas colinas arredondadas que se vêm em cima e pelas enumeras cavernas que nelas se desenvolvem. Vale a pena visitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário