quinta-feira, 24 de junho de 2010

São Tomé e Príncipe - Ilheu das Rolas - 2º dia

5 Junho 2010

Praia dos Pescadores

Demos a volta à ilha, começámos na praia dos pescadores, passámos na praia café, de seguida na praia da bateria e finalmente na praia Joana.

Praia Café


Pelo caminho cruzámo-nos com uma pessoa da aldeia que nos abriu dois cocos para bebermos e cruzámo-nos com centenas de lagartos que se banhavam no pouco sol que furava a vegetação e batia no caminho.

Praia Joana


Percebo agora porque não existe um carro, mota ou bicicleta em toda a ilha. Existe um tractor. O caminho nem de cabras é, mas lá se fez e é coisa para demorar 1h30. Como parámos nas praias o nosso passeio demorou por volta de 2h.


Constato também que não existe uma loja em toda a ilha. Há uma espécie de barraca onde algumas pessoas, à vez, expõem peças de artesanato. Infelizmente são peças sem qualquer interesse e provavelmente não são propriamente artesanato, mas antes vindas de alguma fábrica que as faz às centenas, pois a variedade é pouca e por todo o lado via sempre as mesmas coisas.



Pela tarde ficamos na piscina e antes do jantar fomos para o bar da piscina beber super-bock. A conversa com o rapaz do bar foi óptima.
Ele tem 21 anos, mora em São Tomé e tem folga à 5ª feira – dia em que o resort está vazio pois o voo semanal para Portugal é às 6h00 de Sexta-feira – e vai a casa, mas muitas vezes balda-se também à 6ª feira para poder ir à discoteca. O João Paulo deve ser tanto trabalho com estes meninos…
À noite tivemos oportunidade de ver na televisão uma produção africana sobre a história da Cátia que saiu da sua aldeia, deixou de estudar e tornou-se menina de programa. Do melhor!
Vimos ainda uma campanha contra a malária com uns meninos a cantar “mosquito mosquitão, eu vou dormir de rede e não vais morder-me não!” Também produção de topo!

2 comentários:

  1. As fotografias estão excelentes...por acaso não trouxeram o CD da musica do "mosquito, mosquitão", para nos mostrar o ritmo da coisa???...deve ser do outro mundo ;)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não. As produções eram para lá de péssimas mas sempre com objectivos pedagógicos. Menos mal ;)

    ResponderEliminar